Como fazer Probiótico de gengibre ou gengibre fermentado
Ingredientes:
500 gramas de gengibre fresco
500ml de água – ou 500ml de kefir de água com 48 horas de fermentação
500 gramas de açúcar mascavo ou amarelo
1 frasco de 3 litros de capacidade
Tempo: 20 dias a fermentar ou até verem bolhas a subir e espuma por cima da água.
Modo De Preparo:
Pegue 500 gramas de gengibre fresco e lave com água várias vezes, escorra a água.
Em seguida corte todas as pontas secas pois elas podem ter fungos e descarte.
Corte o gengibre em pedaços menores: tipo laminados ou tipo palitos. Lave bem e sterelize o frasco de vidro com capacidade de 3 litros de água.
Coloque 500 gramas de açúcar amarelo ou mascavo dentro do frasco, acrescente 50ml de água quente para dissolver o açúcar, mexa bem até dissolver por completo o açúcar.
Acrescente mais 450ml de água em temperatura ambiente, mexa bem.
Adicione 500 gramas de gengibre (laminados ou palitados).
Com uma colher ou um frasco menor empurre o gengibre para ele ficar submerso.
Tape o frasco com plástico ou película e aperte com elástico. Pode sempre empurrar o gengibre para baixo para que faça uma melhor fermentação.
Fica 20 dias a fermentar ou mais dependendo da temperatura da sua cidade. Estará pronto para beber quando tiver espuma por cima ou bolinhas a subir. Depois do processo de fermentação guarde na geladeira e vá consumindo aos poucos .
Dosagem Diária:
É aconselhável que dilua que dilua 40 ml de ginger beer (probiótico de gengibre) em 300ml de água e vá bebendo durante o dia ou 40ml durante as refeições ou ao longo do dia .
Benefícios de beber probiótico de gengibre – ginger beer
Por conter culturas vivas , as quais ajudam a regular a flora bacteriana do intestino para melhorar a saúde digestiva. Além disso, sua ingestão regular ajuda a eliminar o excesso de colesterol contido nas artérias e os níveis de glicose no sangue .
O gengibre contém mais de 21 substâncias antioxidantes que ajudam a inibir a peroxidação lipídica nas artérias.
Este processo está relacionado com a redução dos níveis de colesterol bom(HDL) e o dano celular que impede a regulação dos lipídios ruins. Este condimento possui uma substância ativa chamada gingerol; que age como anti-inflamatório e antioxidante para reduzir a síntese hepática de colesterol ruim (LDL)
Atenção: Antes de fazer o consumo diário de suplementos alimentares ou até mesmo de probióticos consulte o seu médico especialista ou naturopata para que possa recomendar a dose ideal para o seu tratamento.